Restauração Ecológica

Monitoramento da restauração

A restauração ecológica não termina após o plantio. Para conhecer a trajetória da restauração, são necessários o levantamento de indicadores, que podem ser, densidade, riqueza e cobertura de vegetação nativa na área. A Baobá Florestal tem no seu menu de serviços o monitoramento de áreas em processo de restauração, que pode ser baseado em adequação às leis vigentes ou por iniciativa própria.

A empresa atuou no processo de formação dos indicadores de restauração do estado de Mato Grosso, fazendo o levantamento de campo, análise de dados e elaboração do relatório, que culminou em trabalho que pode ser acessado em pesquisa e publicações.

Muvuca de sementes

Muvuca de sementes é um método de semeadura direta, dentre os vários tipos de semeadura, podendo ser utilizado na restauração de formações florestais ou de cerrado. O conceito de muvuca de sementes é a mistura de sementes nativas, adubo verde e um material de preenchimento para a homogeneização das sementes.

A muvuca pode ser plantada tanto de forma manual ou mecanizada. É altamente inclusiva, pois são populações tradicionais que conseguem coletar sementes no volume necessário, gerando trabalho e renda. Também facilita a vida do produtor rural, pois pode utilizar o próprio maquinário disponível em sua fazenda para realizar os plantios da muvuca.

Além de ser mais eficiente do ponto de vista ecológico, pode custar até 60% a menos que o plantio convencional de mudas.

A Baobá Florestal já realizou plantios de muvuca de sementes no estado da Bahia, Pará e São Paulo.

Rede de coletores e sementes

O principal insumo da restauração ecológica, a semente, deve ser um produto advindo dos ecossistemas naturais e sendo assim, esse insumo fica com um preço mais competitivo quando coletado por populações que habitam esses ecossistemas, como indígenas, quilombolas, assentamentos e populações tradicionais, além de ser uma fonte de renda para os mesmos.

A Baobá Florestal tem no seu escopo de trabalho a formação de coletores de sementes. No oeste da Bahia, a empresa capacitou e formou em torno de 45 coletoras de sementes de Cerrado, totalizando mais de 4 toneladas de sementes produzidas.

Aproveitamento econômico

A lei florestal de 2012 trouxe mudanças nas regras de recomposição de reserva legal para todo país, tendo em vista o aproveitamento econômico desta área. Hoje é possível plantar na reserva legal para explorar produtos madeireiros e não madeireiros de espécies nativas e exóticas, sendo necessária uma consultoria especializada para um melhor e maior aproveitamento econômico, bem como para estar adequada às devidas exigências legais da lei florestal de 2012.

A Baobá elabora projetos dessa natureza em todo o país e tem uma publicação que serve como base para esse tipo de projeto: Guia de árvores com valor econômico.